Os astrônomos estão em constante rastreamento das informações emitidas a partir de uma estrela da constelação do mitológico caçador grego – Órion. Em função das atividades observadas, especula-se entre os cientistas quando a estrela Betelgeuse explodirá em supernova.
Localização no hemisfério celestial sul
O nome Betelgeuse, é oriundo do árabe, yad al-jawzā, ou “a mão do centro (do guerreiro)”. Essa protagonista é também conhecida como a estrela alfa da sua constelação – Alpha Orionis.
Entre as principais estrelas da constelação de Órion, encontramos Rigel (Beta Orionis) – uma supergigante azul; Betelgeuse; Bellatrix; Salph; e as três Marias – Alnitak; Alnilam e Mintaka.
Principais características
Betelgeuse é uma supergigante vermelha, classe espectral M (diagrama ao lado). Estrelas com esta classificação apresentam temperatura superficial baixa – entre 2000º a 3700º K. A cor vermelha é outra característica das estrelas mais frias.
As supergigantes são muito maciças e costumam viver apenas alguns milhões de anos, em função de consumirem rapidamente o seu combustível nuclear. A idade estimada de Betelgeuse é de 10 milhões de anos. O seu estudo é de extrema importância para a compreensão do ciclo de vida e evolução estelar.
Betelgeuse tem massa 11 vezes superior a do sol, e está a 642,5 anos-luz do nosso planeta. A probabilidade dela tornar-se uma supernova é grande.
De repente, até já explodiu em supernova, mas este enigma cósmico só poderá ser desvendado após a sua luz viajar e percorrer o espaço entre a estrela e a Terra.
Betelgeuse: uma estrela variável
Betelgeuse é uma estrela variável, que apresenta alteração constante de diâmetro e variação no brilho. A partir de outubro de 2019, cientistas detectaram uma súbita e significativa redução no brilho da estrela, e imediatamente acreditaram que a mesma estava colapsando.
Juntamente com Sirius, Betelgeuse consta entre as 10 mais brilhantes no céu, mas ela tem cintilado bem menos nos dias atuais.
Betelgeuse já explodiu em supernova?
Todavia, recentes observações e análises concluíram que este escurecimento provavelmente não se deve a um colapso, e que a estrela Betelgeuse não explodiu em supernova. Essas alterações decorrem de uma erupção de gás ou poeira, ou de flutuações no brilho da superfície da mesma. Uma nuvem de poeira cósmica ao seu redor pode eclipsar e absorver a sua luz.
Recentemente, após perder quase 40% do seu brilho, a estrela voltou a resplandecer, com acréscimo da luminosidade. Os astrônomos estimam que num prazo de até 100 mil anos ela explodirá, com o seu núcleo transformando-se numa superdensa estrela de nêutrons.
As últimas detecções informam que Betelgeuse apresenta incremento diário do brilho, e a continuar, em breve estará entre as mais brilhantes do céu. Os cientistas estão acompanhando esta evolução e as súbitas alterações de luminosidade da estrela, para verificar se a mesma voltou ou não à normalidade.
* Foto da capa: Akira Fujii – ESA/Hubble
F IT WAS PUT IN OUR GALAXY IT WOULD REACH OUT TO JUPITER!I
Like!! I blog quite often and I genuinely thank you for your information. The article has truly peaked my interest.
Nice! Welcome!
Hi there What’s up friends, good post and fastidious urging commented here, I am really enjoying by these. thanks
Hi, thanks!
Gosh This was an incredibly wonderful post. Thanks for providing these details.
You are a very bright person!
WONDERFUL Post.thanks for share..extra wait .. ?
Very soon this web site will be famous among all blogging viewers, due to
it’s good content
Hi there everyone, it’s my first pay a visit at this web site, and piece of writing is really fruitful designed
for me, keep up posting these types of articles or reviews.
This information is worth everyone’s attention.
When can I find out more?
I like the helpful information you provide to your articles.
I’ll bookmark your blog and test once more here regularly.
I am relatively certain I will be told plenty of new stuff proper
here! Best of luck for the following!
I like the valuable info you provide in your articles. I will bookmark your blog and check again here frequently. I am quite certain I will learn plenty of new stuff right here! Best of luck for the next!
Greetings! Very helpful advice in this particular article! It’s the little changes that will make the largest changes. Many thanks for sharing!