A erosão glacial esculpiu belos lagos, principalmente na Patagônia Andina, no Canadá e EUA. Eles foram originados a partir da ação geológica do gelo. Os característicos vales em forma de “U”, foram escavados em decorrência da erosão glacial oriunda de antigas glaciações.
As geleiras da Patagônia e do território canadense eram do tipo alpino, que apresentam acumulação de gelo em vales entre cadeias de montanhas. Além deste tipo, existem as geleiras continentais, como a Antártica e Groelândia.
Após o encerramento da última glaciação, e em função do derretimento do gelo acumulado nas cordilheiras, os lagos se formaram, a exemplo do Nahuel Huapi em Bariloche na Argentina, e o lago Moraine Lake no Canadá.
Em função das propriedades de escoamento da água no estado sólido (gelo) e da ação da gravidade, as geleiras apresentam movimentação. Essa grande massa gélida tem grande poder erosivo, e quando deslizou pelas cordilheiras desagregou material das rochas.
Nos locais de menor inclinação, este material carreado acumulou-se, formando vários tipos de depósitos, conhecidos como morenas, que podem ser laterais ou frontais (subaquáticas).
O fundo dos vales tornaram-se planos, em função da erosão decorrente da presença do gelo, e do acúmulo das morenas. No decorrer do tempo geológico, as paisagens regionais apresentaram vales em forma de “U”.
Na América do sul a erosão glacial também esculpiu bonitos lagos. As cadeias de montanhas e vulcões patagônicos estão rodeados por muitos corpos d´agua oriundos do período da glaciação. Fato semelhante ocorreu no Canadá.
No território argentino os principais lagos são: Nahuel Huapi, Gutiérrez, Falkner, Traful, Espejo, Mascardi, que vertem suas águas no sentido do Oceano Atlântico. No Chile encontram-se os lagos Rupanto, Puyehue, Todos los Santos, Llanquihue e Ranco, cujas águas direcionam-se para o Pacífico.
O Canadá apresenta uma grande quantidade de lagos. Estima-se que praticamente 9% do seu território é coberto por água doce. Entre os principais lagos, temos o Moraine, Arrow, Louise, Esmerald e o Kinney.
Imagem da capa: lago glacial Moraine Lake, província de Alberta no Canadá, por Sergey Pesterev.
Really very happy to say,your post is very interesting to read.I never stop myself to say something about it.You’re doing a great job.Keep it up
Thanks, Fashion Journalism!
It is not my first time to go to see this web site, i am browsing this site dailly and obtain fastidious information from here.
Thanks, Jack!
This is a very good tip especially to those fresh to the
blogosphere. Short but very precise information… Many thanks for sharing this
one. A must read post!