Skip to main content
A erosão glacial esculpiu belos lagos

A erosão glacial esculpiu belos lagos

A erosão glacial esculpiu belos lagos, principalmente na Patagônia Andina, no Canadá e EUA. Eles foram originados a partir da ação geológica do gelo. Os característicos vales em forma de “U”, foram escavados em decorrência da erosão glacial oriunda de antigas glaciações.

As geleiras da Patagônia e do território canadense eram do tipo alpino, que apresentam acumulação de gelo em vales entre cadeias de montanhas. Além deste tipo, existem as geleiras continentais, como a Antártica e Groelândia.

Após o encerramento da última glaciação, e em função do derretimento do gelo acumulado nas cordilheiras, os lagos se formaram, a exemplo do Nahuel Huapi em Bariloche na Argentina, e o lago Moraine Lake no Canadá.

Erosão glacial belos lagos
Lago Nahuel Huapi – Argentina. (Imagem: Ricardo Borges)

Em função das propriedades de escoamento da água no estado sólido (gelo) e da ação da gravidade, as geleiras apresentam movimentação. Essa grande massa gélida tem grande poder erosivo, e quando deslizou pelas cordilheiras desagregou material das rochas.

Nos locais de menor inclinação, este material carreado acumulou-se, formando vários tipos de depósitos, conhecidos como morenas, que podem ser laterais ou frontais (subaquáticas).

O fundo dos vales tornaram-se planos, em função da erosão decorrente da presença do gelo, e do acúmulo das morenas. No decorrer do tempo geológico, as paisagens regionais apresentaram vales em forma de “U”.

Erosão glacial belos lagos
Lago Correntoso, Patagônia – Argentina. (Imagem: Ricardo Borges)

Na América do sul a erosão glacial também esculpiu bonitos lagos. As cadeias de montanhas e vulcões patagônicos estão rodeados por muitos corpos d´agua oriundos do período da glaciação. Fato semelhante ocorreu no Canadá.

Lago Traful – Los Lagos, Neuquén – Argentina (Imagem: Ricardo Borges)

No território argentino os principais lagos são: Nahuel Huapi, Gutiérrez, Falkner, Traful, Espejo, Mascardi, que vertem suas águas no sentido do Oceano Atlântico. No Chile encontram-se os lagos Rupanto, Puyehue, Todos los Santos, Llanquihue e Ranco, cujas águas direcionam-se para o Pacífico.

Lake Tahoe, Nevada – EUA (Imagem: Wilson Vianna)

O Canadá apresenta uma grande quantidade de lagos. Estima-se que praticamente 9% do seu território é coberto por água doce. Entre os principais lagos, temos o Moraine, Arrow, Louise, Esmerald e o Kinney.

Imagem da capa: lago glacial Moraine Lake,  província de Alberta no Canadá, por Sergey Pesterev.

Ricardo Borges

Economista, geólogo e músico autodidata. Trabalha com publicidade e consultoria em marketing digital. Criador de conteúdo e pesquisador nas áreas de geociências e astronomia.

8 thoughts to “A erosão glacial esculpiu belos lagos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !! Copyright (c) 2020. GeobservatoriO