Evolução da moeda e o surgimento do dinheiro eletrônico
A aurora do dinheiro digital, e a sua importância para a sociedade contemporânea, é melhor compreendida a partir da análise evolutiva dos meios de pagamento ao longo da história econômica, culminando no surgimento do dinheiro eletrônico.
No enfoque do primeiro artigo – O advento do dinheiro digital, foi introduzido o tema cujo conteúdo é oriundo de dissertações sobre o dinheiro digital, que desenvolvemos no final do século XX.
Breve evolução da moeda
Desde os primórdios da moeda, entre quatro a cinco mil anos atrás, até a atual emergência do dinheiro eletrônico, observa-se que o surgimento e utilização deste instrumento visa superar obstáculos para o desenvolvimento do sistema de trocas.
As sociedades primitivas inventaram sistemas monetários que se adequavam às necessidades do comércio e das operações de intercâmbio de mercadorias da época.
Semelhantemente, a sociedade da era informacional procura formas monetárias que se enquadrem às novas práticas comerciais surgidas nos últimos anos. É lícito supor que esta forma é a moeda virtual, que desencadeou uma nova etapa nos meios de troca da sociedade.
As moedas-mercadorias serviam para suprir as necessidades de troca do mercado do período. Da mesma forma, hoje em dia necessita-se de um tipo de dinheiro que se adapte aos novos ambientes de transações e se encaixe às operações praticadas no comércio eletrônico, no cyberespaço.
Esta nova forma monetária deve ter a capacidade de virtualmente efetuar compras, pagamentos de serviços e contas, transferência eletrônica de fundos, investimentos e operações no mercado financeiro.
A desmaterialização do dinheiro
Uma característica importante que se observa na evolução dos instrumentos monetários é o processo de desmaterialização. Ele ocorreu de uma forma gradual.
Como as primeiras moedas eram mercadorias, para que elas tivessem valor, deveriam ser raras, e a sua aceitação era baseada no atendimento de uma necessidade comum e geral.
Desse modo, nos primeiro tipos de moeda, o que determinava o valor de troca era o valor de uso que a mercadoria possuía, isto é, desde que ela atendesse necessidades gerais, passaria a ter valor de mercado.
O valor de uso servia como garantia para o valor de troca. Com o tempo, e com as transições dos tipos de moeda, é que o valor de troca passou a ter maior ênfase, começando o processo de desmaterialização.
Esta desmaterialização continuou progredindo de acordo com a evolução conferida às formas monetárias.
Assim, vagorosamente, os meios de pagamento evoluíram, e desenvolveram-se em várias etapas, abaixo elencadas em ordem cronológica:
- metalismo;
- moeda-papel;
- criação da moeda fiduciária ou papel-moeda;
- surgimento da moeda bancária ou escritural (depósitos bancários e cheques);
- utilização de cartões de débito e de crédito;
- e mais recentemente, dos cartões inteligentes, até a aurora do dinheiro digital.
Referências
Como citar: BORGES, Ricardo. O advento do dinheiro digital e seus impactos no sistema econômico. UCSAL – Faculdade de Ciências Econômicas, 1ª edição. Salvador, 1998.
- Gostou deste artigo? então ajude-nos com qualquer valor para a manutenção e continuação do site, através do PIX:
71996176741
I really enjoy the article. Much thanks again. Want more. Alysia Jonah Jeralee
Way cool! Some very valid points! I appreciate you writing this post and the rest of the site is extremely good. Iormina Gaspar Thury
You should take part in a contest for one of the highest quality blogs online. Lynn Sydney Ulund
You ought to take part in a contest for one of the highest quality blogs on the internet. Happy Ignazio Shelley
You made some nice points there. I looked on the internet for the subject matter and found most individuals will agree with your site.
Great article post.Much thanks again. Will read on… Tiffanie Stange
Greate article. Keep writing such kind of info on your blog.
I really like the design and contents of your web page
This piece of writing will assist the internet people for creating new weblog or even a blog from start to end.|
Your style is very unique compared to other folks I’ve read stuff from. Thanks for posting when you have the opportunity, Guess I’ll just bookmark this site.|