A cachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina, proporciona um belo espetáculo natural de profusão de cores. O fenômeno óptico pode ser visualizado nas estações mais chuvosas e em dias ensolarados.
Localizada no município de Palmeiras – Bahia, no interior do parque Nacional da Chapada Diamantina, este espetacular monumento natural pode ser acessado tanto por cima (12 horas, ida e volta), quanto por baixo, em trilha de grau moderado a difícil, que dura cerca de 3 dias.
A trilha por cima para a cachoeira mais afamada da Chapada Diamantina, ocorre a partir do povoado de Campos, no distrito do místico Vale do Capão. Ela continua rumo ao alto da serra, até chegar ao rio da Fumaça.
Cachoeira da Fumaça e a profusão de cores
Está cachoeira, também conhecida como Salto Glass, está entre as maiores cachoeiras do Brasil. Conforme o ICMBIo, ela tem cerca de 380 metros de altura. Seus paredões rochosos de metarenitos apresentam ligeira inclinação negativa.
Esta condição, associada a dias iluminados e de maior ventania na região, geram o efeito visual de um prisma. A luz solar ao atravessar as gotículas em suspensão sofre refração, promovendo o fenômeno da dispersão da luz, proporcionando a visualização de várias cores.
Este fenômeno óptico da dispersão ocorre quando a luz é separada em suas diferentes cores, no momento em que é refratada através de algum meio transparente como um prisma. Cada uma das cores visualizadas corresponde a frequências (ou comprimentos de onda) da luz.
A cachoeira da Fumaça é um dos points de geoturismo de maior beleza cênica da Chapada Diamantina, quiçá do mundo. E o seu acesso por baixo é um dos mais emocionantes picos de trekking.
A contemplação da paisagem e geomorfologia das montanhas da Serra do Sincorá, a partir do topo da Fumaça, como também a observação do profundo abismo e do seu poço, proporcionam paz interior e estimulam a prática de meditação transcendental.
Para maiores informações sobre variados aspectos da Chapada Diamantina, consultar o conjuntos de links que se encontram no post GeobservatóriO da Chapada Diamantina.
Foto da capa: Cachoeira da Fumaça vista de cima (Imagem: Janoo)
- Gostou deste artigo? então ajude-nos com qualquer valor para a manutenção e continuação do site, através do PIX:
71996176741
One thought to “A profusão de cores da Cachoeira da Fumaça”