Skip to main content
O salto quântico da Caipora

O Salto quântico da Caipora!

O salto quântico da Caipora é um misto de ficção folclórica com termos oriundos da Física das Partículas e mecânica quântica. Uma experiência quase lúdica, que objetiva introduzir o leitor no mundo conceitual desses fascinantes ramos científicos.

O dinâmico baile da natureza

Em minhas curiosas recognições científicas na tenra adolescência, nas agradáveis tardes chuvosas de outono, certa vez me deparei com o enigmático conceito teórico do salto quântico.

Observei que o dinâmico baile da natureza é intercalado por permutas constantes de energia. O salto quântico é um desses enigmas reais que aguçam a curiosidade científica e influenciam criativamente a ficção.

Após as leituras, surgiram fugazes reflexões que cintilavam pensamentos sobre uma possível conexão entre essa peculiar e exótica característica da física das partículas, e o teletransporte material.

Será que o movimento instantâneo da Caipora se sucede através do salto quântico?

Analogamente à impetuosas crianças, repentinamente algumas partículas tentam entrar em espaços não permitidos, desaparecem e brincam uma espécie de “esconde-esconde” subatômico com o mitológico Caipora.

Conforme as lendas, este ser folclórico Tupi-Guarani – protetor das florestas Brasilis, desorienta inescrupulosos caçadores que descumprem acordos ou penetram em zonas proibidas das matas, fazendo-os desaparecer num local e surgir em outro.

No interior dos átomos, a real e enigmática brincadeira de se esconder ocorre durante as transições eletrônicas (salto quântico). Nas camadas orbitais, os elétrons, quando excitados, saltam para orbitas de maior energia.

Curiosamente, esta viagem ocorre sem que os elétrons atravessem o espaço orbital intermediário das camadas de energia. Eles simplesmente somem e depois aparecem!

Teletransporte quântico

Na atualidade, décadas posteriores a estas divagações e associações lúdicas, o conhecido teletransporte quântico, que movimenta informações, já se tornou realidade. E esta inovação técnica irá revolucionar o campo da computação.

Mas como o entendimento do salto quântico poderia iluminar a utopia do teletransporte material, conforme verificado nos lendários filmes de Jornada nas Estrelas?

Imagem da capa: Caipora – Goddess of the Forests (Henrique Vieira Filho)

  • Gostou deste artigo? então ajude-nos com qualquer valor para a manutenção e continuação do site, através do PIX: 71 996176741

Ricardo Borges

Economista, geólogo e músico autodidata. Trabalha com publicidade e consultoria em marketing digital. Criador de conteúdo e pesquisador nas áreas de geociências e astronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !! Copyright (c) 2020. GeobservatoriO