O telefone celular, dispositivo tecnológico revolucionário, e praticamente indispensável na sociedade da era digital, foi afinal de contas inventado na URSS ou nos EUA?
Primórdios do telefone celular
Os rudimentos do telefone celular remontam ao inicio do século XX. As primeiras experiências com telefonia móvel sem fio (wireless) ocorreram no sistema ferroviário militar da Alemanha, a partir de 1918.
Testes particulares com ligações telefônicas nos trens alemães, entre as cidades de Berlim e Hamburgo começaram a operar em 1924. O serviço passou a ser oferecido para passageiros de 1ª classe já em 1926, com fornecimento de material da empresa Zugtelephonie AG.
Durante a segunda grande guerra foram utilizados transceptores para comunicações. Dispositivos que combinam um transmissor e um receptor num só aparelho, semelhantes aos transponderes. Em transmissões por rádio também se utiliza transceptores, a exemplo dos walkie-talkies (Figura 1).
Na década de 1940 algumas companhias disponibilizaram telefones móveis para veículos. Todavia, eles não eram práticos. Eram grandes e volumosos, e consumiam bastante carga.
A Bell, uma empresa norte-americana, em 1947 desenvolveu uma tecnologia para desenvolver um sistema telefônico interligado por várias antenas, batizadas de “células”. Surgiu então a alcunha dos atuais aparelhos.
Em 1956 a Ericsson (empresa sueca) criou um aparelho e o chamou de Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). Este dispositivo apresentava alto custo de produção. E de mobilidade ele não tinha quase nada, pois pesava 40 quilos. Só podia ser transportado em veículos.
Tecnologia Soviética
No auge da corrida espacial os investimentos no setor de microeletrônica e telecomunicações alavancaram as inovações tecnológicas. O atual mecanismo de funcionamento dos celulares e suas câmeras fotográficas são frutos dessas pesquisas.
Já em 1957 o cientista soviético Leonid Kupriyanovich criou uma espécie de protótipo do celular moderno, o LK-1. Desenvolveu várias versões de um telefone móvel que cabia na palma da mão (pocket-sized).
Utilizava ondas de rádio, com alcance de até 30 km. A autonomia da bateria chegava a 30 horas. Os aparelhos móveis de bolso apresentavam também um pequeno discador numérico (Figura 3).
Após uma série de lançamento que começaram em 1955 com equipamentos de walkie-talkies, este inventor da URSS criou uma série de dispositivos que muito se assemelham aos comunicadores móveis atuais.
O invento foi patenteado em 1957 e suas descobertas foram constantemente publicadas em prestigiadas revistas científicas. Para a difusão da invenção, dependia da instalação de estações. Uma estação podia servir a vários clientes simultaneamente.
O comunicador móvel de bolso, além de realizar ligações, permitia receber chamadas a partir de telefones residenciais e de cabines telefônicas.
Altay – dispositivo de telefonia móvel
O planejamento de fabricação em grande escala na União Soviética do dispositivo de comunicação móvel do engenheiro Kuprivanovic, o LK-1, chegou a constar no planejamento. Existiam planos também para construção de estações de suporte de telefonia móvel.
O primeiro dispositivo de telefonia móvel soviético, contudo, foi o Altay. Ele começou a ser comercializado a partir de 1963, e em 1970 já estava presente em mais de 114 cidades da URSS. Os dispositivos foram utilizados principalmente na medicina.
Celular Motorola norte-americano
Utilizando a tecnologia desenvolvida e apresentada no Ericsson MTA, a Motorola desenvolveu e lançou um rudimentar aparelho que historicamente é considerado como o primeiro telefone celular.
Este acontecimento ocorreu em uma exposição em Manhattan, em abril de 1973. A primeira suposta ligação através de um dispositivo móvel portátil, produzido pela Motorola e realizada pelo executivo Martin Cooper, ocorreu neste evento.
Este protótipo aparelho telefônico móvel, de grandes dimensões, pesava 1,1 quilogramas (Figura 4). Apresentava tempo de conversação de apenas 30 minutos e levava 10 horas para recarregar. Os custos para obtenção do equipamento eram bastantes dispendiosos.
A primeira rede celular automatizada comercial (1G) analógica somente foi lançada em 1979 no Japão, pela Nippon Telegraph and Telephone. E o primeiro telefone móvel portátil disponibilizado comercialmente, data de 1983. Foi o DynaTAC 8000x.
Conclusão
De forma semelhante em relação ao que acontece no campo da aviação, historicamente atribui-se e se difunde que os norte-americanos são os inventores do telefone celular.
Uma análise mais aprimorada, entretanto, descortina uma outra faceta histórica deste aparelho revolucionário de comunicação.
Essa questão do celular ter sido inventado nos EUA ou URSS remete aos tempos da guerra fria, em que as duas grandes potências acirradamente disputavam lideranças hegemônicas em vários setores, principalmente em tecnologia de ponta.
Foto da capa: imagem de futuro dispositivo celular holográfico 3D (Reprodução: yugatech)
- Gostou deste artigo? então ajude-nos com qualquer valor para a manutenção e continuação do site, através do PIX:
71996176741
Texto muito bem escrito e informativo. Muito obrigada!
I always used to read paragraph in news papers but now as I am a user of internet thus from now I am using net for articles, thanks to web. Bathsheba Berkie Beatrisa
I really want to thank you for your help
very good blog page thank you