Skip to main content
GeobservatóriO da CHAPADA DIAMANTINA

Chapada Diamantina – uma longa história!

O GeobservatóriO da Chapada Diamantina engloba links de uma série de textos que retratam a história natural e humana da região. Apresenta um conjunto de artigos ilustrados referentes a aspectos da geologia, ocupação territorial, história, meio ambiente, ecoturismo e extração mineral na Chapada dos diamantes.

Uma longa história da Chapada Diamantina

Na primeira postagem, Os Diamantes e Seus Mistérios na Chapada Diamantina são abordados os seguintes aspectos: Introdução e apresentação ao tema; Localização, acesso à Chapada Diamantina e área de estudo; e Aspectos fisiográficos – relevo, clima e hidrografia.

Geobservatório da Chapada Diamantina
Cidade de Lençóis a partir do leito do Serrano (Imagem: Ricardo Borges)

O segundo artigo, nomeado como A ocupação territorial da Chapada Diamantina, elenca os principais fatores que motivaram o desbravamento do sertão, e a invasão e domínio dos territórios silvícolas que proporcionaram a colonização e início do povoamento regional.

O terceiro texto – Histórico da Exploração na Chapada dos Diamantes, contém uma breve descrição do histórico exploratório mineral dos diamantes da Chapada, onde é abordado o surgimento das vilas e cidades, a sua importância econômica e o declínio do ciclo diamantífero.

Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido – Morro do Chapéu – Chapada Diamantina, Ba (Imagem: Ricardo Borges)

O tópico A Revolução Industrial e os diamantes da Chapada, relacionado à história econômica, vincula a exploração diamantífera ao avanço da Revolução Industrial. Propõe uma reflexão sobre o destino deste bem mineral, em qual contexto foi lavrado e quem se beneficiou com a sua exploração.

A evolução geológica da Chapada Diamantina e A Geologia da região expõem sintéticos relatos da história natural e dos estágios geológicos evolutivos deste santuário ecológico.

Em uma sequência evolutiva aborda-se nos Vestígios de eras glaciais na Chapada Diamantina, as evidências rochosas em regiões tropicais que demonstram o amplo período de glaciação da Terra, e Já no artigo – Os mares ancestrais da Chapada dos Diamantes, aborda-se a presença de pretéritos mares regionais que recobriram as rochas de origem glacial.

GeobservatóriO da CHAPADA DIAMANTINA
Cachoeira da Fumaça (Salto Glass), Palmeiras – Chapada Diamantina, Brasil. (autor desconhecido)

No artigo Chapada Dimantina Sempre Viva, encontra-se uma descrição de uma flor, conhecida como sempre-viva, que bem representa a riqueza florística existente na região.

O tópico A profusão de cores da Cachoeira da Fumaça contém interessantes informações sobre este inesquecível point geoturístico regional de contemplação meditativa.

Este conjunto de links de artigos e seus resumos aqui elencados, e que brevemente estará compilado em um ebook, tenciona descrever e relatar uma abrangente história da região.

Imagem da capa: Vale do Pati através das lentes de Camila Geoturismo

Ricardo Borges

Economista, geólogo e músico autodidata. Trabalha com publicidade e consultoria em marketing digital. Criador de conteúdo e pesquisador nas áreas de geociências e astronomia.

7 thoughts to “Chapada Diamantina – uma longa história!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

arzh-CNnlenfrdeitptrues
error: Content is protected !! Copyright (c) 2020. GeobservatoriO